
Sinovac participa de jantar com Lula e Xi Jinping no Palácio do Itamaraty
Representante da Sinovac LATAM se reúne com os presidentes e demais autoridades em Brasília
Brasília, 20 de novembro de 2024 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na última quarta-feira (20), o presidente chinês Xi Jinping em um jantar diplomático realizado no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O encontro celebra os 50 anos das relações bilaterais entre Brasil e China e estreita ainda mais os laços de cooperação entre os dois países. Cintia Lucci, vice-presidente Institucional para América Latina da Sinovac, esteve ao lado de autoridades e representantes de grandes empresas, e sua participação selou o compromisso da farmacêutica após anúncio de investimentos de US$100 milhões para produção de vacinas e transferência de tecnologia para o Brasil.

Na manhã que antecedeu o jantar, os presidentes assinaram 37 acordos e memorandos de entendimento para acelerar a cooperação bilateral em áreas como agricultura, comunicação, ciência, tecnologia e outros. “As relações China-Brasil encontram-se no melhor momento na história”, disse Xi Jinping. Lula, por sua vez, destacou que os dois países se tornaram exemplo de cooperação Sul-Sul, e que Xi Jinping “tem servido de inspiração para as mudanças profundas que a humanidade deve empreender para falar mais de paz do que de guerras; para cooperar mais do que competir; para criar mais do que destruir”.
A Sinovac fez sua estreia no Brasil durante o jantar e se prepara para estabelecer parcerias estratégicas que irão impulsionar o desenvolvimento nas áreas de saúde, tecnologia, geração de empregos e monitoramento de doenças. “O encontro foi uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento com autoridades e empresários locais e reforçar a importância estratégica da SINOVAC para a contribuição ao acesso à saude, na prevenção por meio de vacinas e no investimento em novas tecnologias”, comentou Cintia Lucci.
O evento ainda contou com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; a ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Banco dos Brics; Nísia Trindade, ministra da Saúde; Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento; Zhu Qingqiao, Embaixador da China no Brasil; Marcos Galvão, Embaixador do Brasil na China; Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso.