Brasil | 21 de febrero de 2025
Por: agenciapulso

Sinovac estabelece parceria com Tecpar para fortalecer a produção local de vacinas

Acordo entre a multinacional chinesa e o Instituto Estadual prevê formulação e envase de imunizantes contra raiva, poliomielite, varicela e doenças pneumocócicas

São Paulo, 21 de fevereiro de 2025 – A Sinovac, farmacêutica multinacional, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) anunciam a assinatura de um acordo que prevê o fortalecimento da produção local de vacinas e maior incentivo à indústria brasileira. O documento foi firmado durante evento na obra do Parque Tecnológico Industrial da Saúde do Tecpar, em Maringá, e contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Inicialmente, o acordo prevê que as duas empresas trabalhem em conjunto em projetos com vistas à formulação e o envase de vacinas virais para doenças como raiva, poliomielite e varicela, e vacinas bacterianas para doenças pneumocócicas.

“A Sinovac tem orgulho de firmar essa parceria com o Tecpar e de compor essa frente de trabalho de instituições que atuam de forma eficiente na estruturação de plataformas tecnológicas para a produção local de vacinas”, comenta Cintia Lucci, Diretora Institucional Sênior para América Latina. Cintia ainda reforça que a colaboração visa também o desenvolvimento de uma indústria autossuficiente que gera empregos, inovação e competitividade, além de reduzir a dependência de insumos importados e assegurar uma resposta ágil a futuras crises de saúde.

Em junho de 2024, durante sessão plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), na presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, a Sinovac já havia anunciado o interesse em investir US$100 milhões no Brasil em demais projetos de P&D e produção local. Selecionada por meio de um chamamento público conduzido pelo Tecpar, a Sinovac consolida com essa parceria a possibilidade de investimento na construção de instalações para a produção de vacinas e desenvolvimento de terapias avançadas no país.

Iram de Rezende, Diretor Industrial da Saúde do Tecpar, enfatizou a importância desta parceria, reforçando que “este acordo representa um marco para a autossuficiência e competitividade da indústria brasileira de vacinas, especialmente em um momento em que a segurança sanitária e a sustentabilidade do PNI são temas prioritários para o país.”

Hoje, o Tecpar é o laboratório público responsável pelo fornecimento da vacina antirrábica veterinária ao Ministério da Saúde. Desenvolvido integralmente pelo instituto, este imunizante foi essencial no controle de casos de raiva em humanos e animais, destacando a expertise do Tecpar na produção de vacinas.

Após a finalização da etapa de obras no Parque Tecnológico Industrial da Saúde do Tecpar, em Maringá, serão realizados novos investimentos, públicos e privados, visando a produção de insumos estratégicos para o Ministério da Saúde, bem como parcerias para a Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos.

Comparte

WhatsAppLinkedInFacebookCopy Link